terça-feira, 17 de novembro de 2015

Em Cabedelo-PB - Dia Nacional da Consciência Negra terá semana de atividades e Mostra de Beleza.


Semana da Consciência Negra (Arte: Thiago Pantera).
A Prefeitura Municipal de Cabedelo abre nesta terça-feira (17) a Semana da Consciência Negra. Na programação, que segue até o dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra – estão apresentações culturais, palestras, atividades esportivas e uma Mostra de Beleza Negra. 

A abertura da Semana, cujo tema será “Cabedelo Celebra Zumbi e Dandara, resgatando e valorizando a cultura negra” acontecerá às 18h no Teatro Santa Catarina. Na ocasião, haverá apresentação dos professores do Centro de Artes, palestra sobre racismo na sociedade brasileira, além da participação do Grupo Capoeira, do Mais Educação, Tambores do Forte e mostra de artesanato.

A Semana é uma promoção das Secretarias de Educação, Cultura, Comunicação, Ação e Inclusão Social, Políticas Públicas para as Mulheres, Esporte e Saúde. 

Programação – Na quarta-feira (18), às 8h, no Reviver II, no bairro do Renascer, haverá a apresentação de Afro Reggae, Grupo de Capoeira e mostra de artesanato. Já no Cabedelo Clube, às 9h, acontece a palestra “Mulher Negra e Identidade”, com Dandara Correia, além de diversas apresentações culturais. 

Na quinta-feira (19) é a vez da Praia do Miramar receber a programação da Semana, com os Jogos pela Igualdade. A partir das 17h, nas areias da praia, acontecem competições de vôlei de praia e futebol de areia. Ainda na quinta, às 20h, a Câmara Municipal de Cabedelo abre espaço para a discussão, em uma sessão especial com a participação da professora Mestre Simone Cavalcante, sob o tema “Racismo Institucional”. 

No Dia Nacional da Consciência Negra (20) é a vez da beleza negra mostrar sua força, com a Mostra Beleza Negra, à 14h, no Teatro Santa Catarina. Além dos desfiles, a programação do dia ainda inclui apresentações culturais e artesanato. 

Dia da Consciência - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519 de 2011. O texto prevê a comemoração anual, em 20 de novembro, e lembra a data de falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrido em 1695. A data entrou para o calendário oficial de comemorações no país sem obrigatoriedade do feriado.

Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL DE NOTÍCIAS E CONTEÚDO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - GDE
 
 
Web Statistics