quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Identidade de gênero não é o mesmo que orientação sexual.



Além de ser vítima de ódio e discriminação, os transexuais ainda são desconhecidos por boa parte da população. E a falta de conhecimento impede que transexuais sejam tratados da maneira adequada, mesmo nos casos em que há respeito por parte do interlocutor.

A gestora pública Ana Paula Benete, que trabalha com ações de inserção profissional de mulheres trans no Distrito Federal, esclarece que uma mulher transexual é "alguém que nasce como homem (sexo biológico), mas se reconhece como mulher".

A falta de conhecimento se deve em parte ao tratamento que a grande mídia dá aos transexuais, defende a universitária pernambucana Maria Clara Araújo, jovem que se tornou um símbolo nas redes sociais da luta pelos direitos dessa população:

“Quando a grande mídia fala sobre transexualidade, é apenas sobre amputações, prostituição, ou quando um homem hétero sai com um transexual.”

Uma confusão recorrente acontece quando as pessoas tentam associar identidade de gênero e orientação sexual. “A gente tem que entender que o que te desperta o desejo é diferente do gênero que você vive; são duas coisas diferentes”, complementa Lam Matos, coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) no Distrito Federal.

Entenda as diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico no infográfico:



Fonte: EBC Trans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL DE NOTÍCIAS E CONTEÚDO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - GDE
 
 
Web Statistics