Neste recorte histórico, apresento minhas memórias referentes ao ano de 1987, quando participei do movimento de pró-estadualização da FURNe – Fundação Universidade Regional do Nordeste, onde eu estudava no Curso de Licenciatura em Física, que naquela época funcionava nas instalações do antigo Seminário São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, na cidade de Campina Grande-PB.
O "movimento pró-estadualização da FURNe" refere-se ao processo histórico que resultou na criação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a partir da Universidade Regional do Nordeste (URNe), que por sua vez era vinculada à Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FURNE), fundada em Campina Grande, no ano de 1966. Dessa forma, este movimento culminou na estadualização da universidade em 1987.
A estadualização marcou a transição de uma universidade municipal para uma estadual, com a inclusão de diversas cidades da Paraíba em sua estrutura multicampi. Esse processo foi concluído em 11 de outubro de 1987, quando a URNe foi finalmente estadualizada e se tornou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Portanto, a UEPB tem suas origens na Universidade Regional do Nordeste (URNe).
A estadualização da universidade em 1987 é um marco importante na história educacional e política do estado, e a UEPB continua a celebrar os anos desde a conquista da estadualização.
Após a vitória no movimento de pró-estadualização da FURNe, continuei estudando Licenciatura em Física, mas agora como aluno da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No entanto, na sequência dos acontecimentos, não consegui concluir o meu curso, pois naquela época fui transferido para trabalhar em outra cidade, mas as boas lembranças daquele movimento vitorioso permanecem vivas nas minhas memórias.
Por Fábio B Fernandes









Nenhum comentário:
Postar um comentário