“Estamos falando de vidas e histórias e nossa mensagem é clara: nesta cidade, vocês não estão sós. Nossa cidade respira pluralidade, respeito e tolerância. O empreendedorismo é uma estratégia de sobrevivência para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Muitas vezes, as pessoas não têm acesso a crédito e não são acolhidas, mas a gente está aqui para acolher, orientar e elaborar plano de negócios. Aqui, a diversidade não é apenas respeitada, é também valorizada”, enfatizou.
“Este será mais um grande projeto da prefeitura de João Pessoa, levando políticas públicas para quem precisa. A capacitação no empreendedorismo será muito útil para o sucesso dos negócios”, opinou. O dirigente citou que o modelo do novo edital segue os parâmetros do que já foi feito para mulheres em situação de violência e para pessoas com deficiência, que concede maior valor de crédito e maior prazo de pagamento.
Ampliação – O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco, falou sobre a importância de ampliar o programa ‘Eu Posso’ para atender todos os públicos. “Nosso objetivo é atender bem a comunidade LGBTQIAPN+ e levar conhecimento e oportunidade de geração de renda através do programa de microcrédito, capacitando-os para que seu empreendimento seja sustentável. Aqui na Sedest, trabalhamos articulados com as secretarias para melhorar a questão da sustentabilidade das pessoas vulneráveis”, observou.
Na linha ‘Eu Posso Diversidade’, o pagamento pode ser dividido em até 24 parcelas mensais fixas, com carência de até seis meses, quando houver investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de giro, o pagamento é de até 12 parcelas e sem carência. A taxa de juros é de 0,9% ao mês.
As inscrições para o edital ‘Eu Posso Diversidade’ serão realizadas presencialmente sede da Sedest, na Rua Diogo Velho, 150, Centro, a partir desta segunda-feira (10) até a segunda-feira (17). O atendimento é das 8h às 14h. O contato pode ser feito por telefone e por Whatsapp pelo número 3221 6328.
Mercados Públicos – Na solenidade desta sexta-feira (7), houve a assinatura de contratos para 55 empreendedores que foram atendidos com crédito no valor total de R$ 365.200. Entre o montante de beneficiados, 15 são empreendedores da Feira do Colinas do Sul e 14 do Mercado do Valentina, equipamentos públicos que passam por obras de reforma e readequação.
O vice-prefeito, Leo Bezzera, destacou que a padronização dos mercados públicos vai dar mais conforto aos que lá trabalham e aos seus consumidores. “É para o povo que a gente tem que trabalhar. Esse é o legado de Cícero e o meu. O recurso que chega hoje, que chegue para melhorar a vida e a família de todos”, estimou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti, destacou o trabalho do prefeito Cícero Lucena para mudar a realidade dos mercados públicos de João Pessoa. “Dos 19 mercados, 13 estão passando por intervenções. Nunca houve tanta atenção aos mercados e feiras, mas o prefeito Cícero tem esse carinho por esse segmento e pensa nos consumidores e em quem vive dessa atividade. Com a padronização nos mercados, trabalhamos questões como estética, higiene e limpeza para manter os consumidores e atrair novos”, relatou.
Injeção de recursos – Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias, com a liberação de recursos desta sexta-feira (7), o programa de microcrédito ‘Eu Posso’ já injetou a quantia de R$ 19,1 milhões na economia de João Pessoa, com a assinatura de mais de 3 mil contratos, desde o início da gestão do prefeito Cícero Lucena, em 2021. “A Prefeitura acredita no potencial, no trabalho e no compromisso dos empreendedores”, frisou.
Entre os empreendedores contemplados, alguns já tiveram a aprovação de renovação de contrato, como é o caso de Sandra Luisa Elorza, que iniciou a atividade de produzir jóias de resina – como pulseiras e colares, entre outros artefatos – a partir do crédito do ‘Eu Posso’. “O programa deu o pontapé para eu começar a empreender, há três anos. Agora, fui contemplada com a renovação e quero investir os recursos na compra de mais materiais e de novos equipamentos para expandir meu negócio, já pensando na demanda deste final de ano”, disse a empreendedora.
Texto: Thadeu Rodrigues
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Kleide Teixeira e Renata Medeiros
Fonte: PMJP















Nenhum comentário:
Postar um comentário